A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) está com a campanha “Não ignore seu coração” alertando sobre a angina, a chamada dor no peito, que normalmente antecede o infarto. O médico cardiologista Raul Mora, da SBC e da Sociedade Paranaense de Cardiologia, explica que a angina é um sinal clínico importante que na maioria dos pacientes antecedem o quadro de infarto do miocárdio.

Hoje, lembra o médico maringaense, o infarto do miocárdio ceifa a vida de aproximadamente 100 mil brasileiros por ano. “Acreditamos que os esclarecimentos desta campanha podem trazer benefícios em alertar sobre este risco”.

A mesma campanha, de acordo com Raul Mora, está sendo levado à sociedade de 62 países através de entidades de cardiologia. “Estamos fazendo a campanha nas mídias sociais através das sociedades regionais de cardiologia e também em palestras e impressos distribuídos para a comunidade”.
Segundo as estatísticas contidas na campanha, 33% dos pacientes relatam angina nas consultas, 43% dos pacientes com angina não são diagnosticados e 44% dos pacientes estão em tratamento farmacológico subotimizado.