VISÃO DOS DIRETORES

Mathieu Fitoussi
Presidente da Servier do Brasil

Pesquisa, Produção e Promoção dedicadas a oferecer o nosso melhor para os brasileiros

O Brasil, para a Servier, é um país estratégico. Nossa história começou, em 1976, com uma pequena estrutura de negócios, no Rio de Janeiro.  Ao longo de mais de quatro décadas, foi gradualmente ampliando sua participação no maior país da América Latina com investimentos significativos.

Em 2001, estabeleceu o seu Centro Internacional de Pesquisa Terapêutica (CIRT), um passo importante para fortalecer a atuação do Grupo, e inaugurou sua unidade produtiva em 2008. Atualmente, o Brasil é o único país da América do Sul onde a Servier integra em uma mesma filial todos os seus ativos em Pesquisa, Fabricação e Promoção. Nossas realizações são fruto dessa integração entre departamentos da Servier do Brasil, mas também da sinergia com suas outras unidades de negócios ao redor do mundo.

Com uma gestão em busca da excelência operacional, representada por líderes natos que acompanham nossa longa trajetória, somos mais de 600 colaboradores engajados e apaixonados pelo propósito que temos de oferecer soluções terapêuticas para toda a sociedade brasileira e para outros países da América Latina. Nossa dedicação e espírito de liderança nos mantêm, ano após ano, como uma das melhores empresas para trabalhar, segundo o Ranking Great Place To Work.

Constantemente nos renovamos para atender a um mercado em rápida transformação, pois acreditamos que podemos fazer cada vez mais pelos pacientes brasileiros. Com nossas experiências globais em pesquisa, agregamos valor ao mercado local por meio de sólidas parcerias com a Fiocruz, as Sociedades Brasileiras de Cardiologia e de Diabetes e outras instituições de renome. Indo além, lançamos no final de 2022, o 1º Prêmio Institut Servier | Fiocruz em Oncologia, a 2ª premiação desenvolvida nesta parceria internacional com o Grupo Servier, sendo a primeira realizada em 2017, voltada para neuroinflamação e zika vírus. Uma iniciativa para fortalecer a pesquisa e inovação brasileira.

Na área de cardiometabolismo, em especial no campo da hipertensão, diabetes e síndrome coronariana, estamos focados em fortalecer a relação paciente-médico para que os tratamentos de longa duração sejam mais efetivos. Acreditamos que a conscientização e o autocuidado do paciente são cruciais. Por isso, lançamos com parceiros o programa Sempre Cuidando, considerado revolucionário para a rotina dos pacientes.

Inovamos em iniciativas tecnológicas de engajamento ao tratamento, como o Elfie, o primeiro serviço recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para incentivar o automonitoramento dos pacientes com doenças crônicas cardiovasculares.

Dedicamos atenção especial à área de Oncologia, com a realização de estudos com os principais centros de pesquisa do país, e com o lançamento de Oncaspar, voltado para o combate da Leucemia Linfoblástica Aguda Pediátrica, e Lonsurf, recomendado para o tratamento de câncer colorretal. Estamos aguardando o registro legal para a comercialização de Tibsovo, medicamento para Colangiocarcinoma.

Em busca de maior impacto social, investimos também em genéricos de qualidade, a preços acessíveis, por meio da Pharlab, empresa de genéricos do Grupo Servier.

Acreditamos que a inovação significa não apenas trazer novos compostos químicos e moléculas, mas também continuar o desenvolvimento terapêutico daqueles que já existem, em prol da saúde e do bem-estar dos pacientes.

Mazen Jaber
Diretor Industrial da Servier do Brasil

Colaboração e sinergia para produzir resultados de ponta

Nossa unidade produtiva, inaugurada em 2008, se concentra em três domínios principais: fabricação local de medicamentos, finalização/embalagem de produtos importados e logística. Em 2020, expandimos ainda mais nossa atuação com a inauguração do Centro de Distribuição, em Vitória, no Espírito Santo. Anualmente, produzimos e distribuímos cerca de 20 milhões de caixas de medicamentos para todo o Brasil.

Sempre contamos com colaboradores com perfis bem distintos, pois acreditamos que esta pluralidade contribuiu para a inovação e melhores resultados alcançados.

Outra característica notória da nossa Indústria é a integração com os escritórios da filial brasileira e com o Centro Internacional de Pesquisa Terapêutica (CIRT). Esta sinergia, obviamente, é um importante ativo para a Servier do Brasil e para o Grupo Servier.

Importante destacar parcerias de transferência de tecnologia, para fortalecimento da autonomia nacional na competência de produção de medicamentos estratégicos em doenças crônicas, como na Cardiologia, com o Vastarel 80 mg produzido em parceria com FarManguinhos/Fiocruz, e que pretendemos expandir em 2023, auxiliando também no desenvolvimento tecnológico voltado para as necessidades do SUS.

Com foco na excelência operacional, nos reinventamos para aprimorar processos, adotando sempre todos os cuidados e protocolos de segurança, essa dedicação fez com que nos tornássemos uma organização mais ágil e dinâmica, contribuindo com a cadeia de valor da indústria farmacêutica em que estamos inseridos, que nos permitirá alcançar nossa ambição de produzir medicamentos também para outros países da América Latina.

Estamos constantemente desenvolvendo as competências dos colaboradores para torná-los cada vez mais autossuficientes e empoderados. Com segurança, investimentos em nossos talentos e processos e vamos servindo a vida! Com emoção e empatia, num ambiente colaborativo e gratificante, como um grupo farmacêutico que serve o bem comum.

 Cristiane Salles
Diretora do CIRT da Servier do Brasil

Pesquisa clínica e inovação com excelência operacional

Nosso Centro Internacional de Pesquisa Terapêutica (CIRT) foi inaugurado, em 2001, e é dedicado ao Brasil desde 2005. Em mais de 20 anos, o CIRT Brasil tem acompanhado as muitas transformações no mercado farmacêutico. Ao longo dessa trajetória, já conduzimos 68 ensaios clínicos. Nos últimos anos, dobramos nossa atividade, consolidamos nossos investimentos em oncologia, importante área terapêutica para a Servier, e em pesquisas inovadoras na área de hipertensão resistente. O estudo Quadrixam, por exemplo, trará como benefício concentrar em um único comprimido quatro medicamentos anti-hipertensivos.

O crescimento do volume de trabalho e da nossa participação em prospecções de ensaios clínicos futuros e no recrutamento de voluntários participantes nesses estudos, confirma a importância do Brasil como relevante país para o Grupo. Um reflexo da nossa dedicação e da visibilidade das nossas conquistas foi a inclusão do CIRT Brasil no Hub Americas, como parte do novo modelo operacional das Operações Clínicas do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Servier. Localizado em Boston, nos Estados Unidos, o Hub é uma unidade estratégica que integra também Argentina, Canadá e México.

Apesar de grande melhora nos ambientes regulatório e logístico, principalmente nos últimos 5 anos, esses ainda continuam sendo nossos desafios cotidianos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão regulador brasileiro, apesar de estar cada vez mais integrada com as agências internacionais, ainda mantém uma posição muito independente em alguns aspectos. Outros organismos, como a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e as autoridades alfandegárias locais, também exigem um importante esforço dos laboratórios farmacêuticos estabelecidos no Brasil.

Para atender à nossa vocação de cuidar das pessoas e estarmos prontos para os desafios de mercado, trabalhamos em estreita colaboração com todas as áreas da Servier do Brasil, mas também com outros departamentos do Grupo. Essa sinergia que desenvolvemos todos os dias, principalmente no âmbito da Servier, acelera e melhora nossos processos, fortalecendo a nossa posição nas operações clínicas do país.

Diariamente, damos suporte ao desenvolvimento de negócios, à inovação e às iniciativas de excelência operacional. Mantemos o foco no futuro, lado a lado com a Indústria e com parceiros, como a Fiocruz, o mais importante instituto de pesquisa brasileiro.

No âmbito das parcerias, um exemplo marcante foi o desenvolvimento do OPTIMAL, conduzido pelo Hospital Albert Einstein, em colaboração com a nossa Diretoria Médica e com o CIRT. O estudo representa um marco no tratamento da hipertensão arterial, pois visa reduzir a ocorrência de eventos cardiovasculares nos pacientes hipertensos. É a Servier envolvida em mais uma iniciativa que trará benefícios marcantes para a população brasileira.

Outras parcerias de destaque, como o Open Innovation com BioManguinhos/Fiocruz e a pesquisa em produtos naturais para Oncologia com FarManguinhos e a Fiocruz MG (Instituto René Rachou) reforçam a busca constante de contribuir com o desenvolvimento científico e progresso terapêutico a partir de inovações com instituições brasileiras como a Fiocruz.

Para garantir nosso crescimento, o CIRT Brasil também está ativamente envolvido na busca de novas oportunidades que possam contribuir para a produtividade da pesquisa e acelerar o tempo de chegada dos medicamentos aos pacientes.