Política de privacidade

      1. NOSSO PAPEL E SUA PRIVACIDADE 

A Servier (ou “nós”) é o primeiro grupo farmacêutico francês independente, com expressiva presença no Brasil e no mundo. A missão é satisfazer as necessidades dos médicos e pacientes, fomentar a pesquisa para o progresso da medicina e proporcionar a realização dos colaboradores. 

Enquanto responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais, ou seja, Controlador de Dados, a Servier respeita a sua privacidade e está comprometida a cumprir as exigências das leis de privacidade e proteção de dados pessoais, bem como com o presente documento, que descreve a forma como nós tratamos os seus dados pessoais, seus direitos e os meios que você tem para buscar informações. 

Nossas Responsabilidades 

Se você é um paciente, fornecedor, parceiro da Servier, ou apenas um visitante do nosso Portal, agiremos como “controlador” dos seus dados pessoais. E o que isso quer dizer? Significa que determinamos a forma e o propósito para utilizar os seus dados pessoais. 

Além disso, precisamos esclarecer quais são os seus direitos e lhes oferecer os meios adequados para exercê-los. 

Suas Responsabilidades 

  • Ler este documento, pois ele se encontra vinculado aos seus direitos diante das atividades de tratamento de dados pessoais. 
  1. Se você é nosso cliente, verifique também o nosso contrato, que pode conter informações e detalhes sobre como tratamos seus dados pessoais. 
  2. Na hipótese de você nos fornecer informações pessoais de terceiros, ou na hipótese de terceiros nos fornecerem suas informações pessoais, apenas as utilizaremos pelo motivo específico pelo qual tais informações foram fornecidas. 

Ao fornecer suas informações pessoais, você nos autoriza a processá-las de acordo com essa Política. 

      2. QUANDO E COMO COLETAMOS SEUS DADOS PESSOAIS 

Dados pessoais são quaisquer informações que possam te identificar ou se relacionar com você, de forma direta ou indireta. Portanto, a Servier, no contexto de fornecimento de seus serviços e produtos, realizará tratamento de dados pessoais. No que se refere à forma como a coleta de seus dados pessoais é realizada, destaca-se: 

Quando você interage conosco

Coletamos dados pessoais quando você demonstra interesse em nossa organização, por meio de nossos canais de atendimento, ou quando você entra em contato conosco para solucionar dúvidas e nos enviar suas sugestões.

Quando você navega em nosso Portal

Nós coletamos dados pessoais quando você navega em nosso Portal para compreender, de forma estatística, as páginas mais visitadas e identificar possíveis necessidades de melhorias em nosso site.  

Quando prestamos nossos serviços a você

Quando você solicita algum de nossos serviços, coletaremos dados pessoais para lhe atender de forma eficiente e direcionada às suas necessidades.

Quando você se candidata para trabalhar conosco em uma de nossas vagas disponíveis

Coletamos dados sobre você quando se candidata para trabalhar conosco em uma de nossas vagas disponíveis.

      3. POR QUE USAMOS SEUS DADOS PESSOAIS 

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais nos diz que só podemos usar seus dados por determinadas razões e, para isso, estaremos sempre amparados por uma base legal para a nossa atividade. Os motivos pelos quais tratamos seus dados são, mas não se limitando, os descritos abaixo: 

Para gerir suas solicitações e lhe atender de forma eficiente

(i) quando você entra em contato conosco por meio de nossos canais de atendimento ou por meio do nosso Portal e (ii) quando você busca sanar dúvidas médicas ou eventos adversos dos nossos medicamentos.

Bases Legais 

Execução de Contrato ou Procedimentos Preliminares 

Tutela da Saúde 

Para efetivar nossa comunicação e relacionamento

Quando você demonstra interesse em nossos produtos, utilizamos seus dados para lhe manter sempre atualizado acerca de nossas atividades, sempre de acordo com a sua expectativa.

Bases Legais  Execução de Contrato ou Procedimentos Preliminares  Legítimo Interesse 

Para cadastrar e gerir nossos Programas de Benefícios e Suporte aos Pacientes

Ao aderir um de nossos Programas você terá acesso à benefícios e serviços que visam facilitar o acesso ao tratamento de doenças, pelos medicamentos produzidos e/ou comercializados pela Servier.

Base Legal 

Garantia de Prevenção à Fraude em processos de identificação e autenticação 

Execução de Contrato 

Para selecionar candidatos para participar de pesquisas clínicas e científicas

As atividades de pesquisa clínica e científica somente serão realizadas a partir da coleta do seu consentimento. A Pesquisa Clínica nos permite promover e desenvolver nossos medicamentos de acordo com as necessidades da sociedade.

Base Legal 

Consentimento 

Para produzir, gerir e analisar nossos eventos médicos e científicos

Servier do Brasil realiza eventos médicos e científicos para contribuir com uma melhora da indústria farmacêutica e, para isto, precisamos garantir o cadastro, inscrição e participação dos médicos parceiros e dos participantes em nossos eventos. A Servier executa, ainda, a análise sobre os seus eventos e sobre os eventos em que participa.

Bases Legais 

Execução de Contrato ou Procedimentos Preliminares 

Legítimo Interesse 

Para cadastrar novos fornecedores e gerir nossa relação

Servier conta com fornecedores para colaborar com suas atividades e, para isso, trata dados pessoais com o propósito de os incluir na sua base de dados de fornecedores.

Base Legal 

Execução de Contrato ou Procedimentos Preliminares 

Para habilitar um candidato às nossas vagas

Quando você se candidata a uma de nossas vagas disponíveis e para gerir da melhor forma a relação com os nossos colaboradores.

Base Legal 

Execução de Contrato ou Procedimentos Preliminares 

Para cumprir com nossas obrigações legais e defender nossos direitos

Existem obrigações legais que nós devemos cumprir e, eventualmente, será necessário tratar dados pessoais para essa finalidade. Além disso, sempre que razoavelmente necessário, postularemos a defesa de nossos direitos, o que poderá envolver dados pessoais.

Bases Legais 

Obrigações Legais e/ou Regulatórias 

Exercício Regular de Direitos 

Mas afinal, o que são bases legais? 

Contrato  

O processamento de dados é necessário para a execução de um contrato que você possui conosco, seja para lhe entregar nossos produtos, ou, ainda, para negociações pré-contratuais como no caso de você ser um candidato a uma de nossas vagas disponíveis. 

Tutela da Saúde 

Quando o tratamento de seus dados for necessário para auxiliar os pacientes ou médicos no melhor uso dos nossos medicamentos. 

Legítimo Interesse

O legítimo interesse é válido quando o processamento de seus dados é necessário para atender os legítimos interesses da Servier. Essa base legal somente será válida quando esses interesses não sejam superados por seus direitos.

Os interesses legítimos poderão envolver as seguintes atividades de tratamento: 

  • Promover a inscrição em eventos científicos, sanar dúvidas, emitir certificados e fornecer suportes aos médicos para garantir a ocorrência participação nos eventos. 
  • Localizar a disponibilidade dos nossos produtos e aprimorar o atendimento dos nossos clientes. 
  • Obter informações e gerar análises sobre sobre as suas interações com a nossa organização em nossos eventos e site. 
  • Acompanhar a evolução das vendas das prescrições de medicamento. 
  • Avaliar potenciais interessados na participação de pesquisas clínicas. 
  • Segurança e gestão dos espaços físicos. 
  • Realizar a abertura e fechamento de nossos centros de pesquisa clínica. 
  • Desenvolver campanhas de marketing, de acordo com suas expectativas. 
  • Enviar a você novidades acerca de nossas atividades. 

 

Obrigação Legal e/ou Regulatória e Exercício de Direitos 

Quando a atividade de tratamento de dados for necessária para cumprir com as obrigações previstas em lei ou em normas que regulamentam as nossas atividades. 

      4. SUAS ESCOLHAS E DIREITOS 

Suas escolhas 

Você pode optar por não nos fornecer dados pessoais e mesmo assim continuar a utilizar o nosso site e navegar em nossas páginas. Porém, não poderemos atender às suas demandas sem os seus dados pessoais. 

Você pode desativar os cookies no seu navegador, alterando suas configurações para recusar. Pode, ainda, excluir os cookies, também por meio das configurações do seu navegador. Entretanto, é importante que você saiba que, se você desativar os cookies, poderá continuar a usar o site e navegar em suas páginas, mas determinadas funcionalidades do nosso Portal poderão não funcionar efetivamente. 

Você tem o controle sobre as suas informações, e poderá se opor às operações com seus dados pessoais, inclusive com relação aos dados utilizados para as finalidades de marketing e análise de mercado. Poderá também se opor a utilização de suas informações pessoais com a finalidade de melhorar os nossos serviços e produtos, enviando um e-mail para: privacidadededados@servier.com. 

Seus direitos 

Você pode exercer seus direitos enviando um email para privacidadededados@servier.com. 

Você tem o direito de confirmar se tratamos ou não as suas informações pessoais. Em caso positivo, você poderá requerer acesso às suas informações pessoais, além de informações adicionais sobre as atividades de tratamento de dados pessoais, tais como: 

  • as categorias de dados pessoais processados sobre você; 
  • os propósitos das atividades de tratamento de dados pessoais; 
  • os períodos de retenção das informações pessoais; 
  • e outras questões que possam esclarecer as atividades de tratamento de dados. 

Lembramos que, para que sua solicitação seja acatada, você deverá comprovar a sua identidade, apresentando seu documento de identificação ou, no caso de representante legal, instrumento de representação. Além disso, a sua demanda será respondida em até 15 (quinze) dias, contados a partir da data do recebimento de seu requerimento. 

Confirmação e Acesso

A confirmação da existência ou não de atividades de tratamento de dados pessoais relacionados a você ocorrerá em 24h. Entretanto, para uma declaração completa acerca das atividades de tratamento de dados pessoais e informações adicionais sobre as atividades realizadas, cumpriremos o prazo máximo de 15 (quinze) dias. 

Retificação

Você tem o direito de solicitar a correção e retificação de quaisquer dados pessoais imprecisos, incorretos ou desatualizados sobre você.

Oposição

Você pode se opor aos tratamentos de dados pessoais realizados, independentemente da base legal utilizada, salvo quando desenvolvido com base no consentimento.

Revogação do Consentimento

Você poderá revogar consentimentos eventualmente concedidos. Essa ação nos impossibilitará de continuar executando operações com seus dados pessoais. Entretanto, as operações realizadas até a data da revogação permanecerão válidas.

Portabilidade

Você pode, ainda, solicitar a portabilidade de seus dados pessoais para outra organização.  Neste caso, enviaremos uma cópia em CSV para que você possa fornecê-los a quem de direito. Caso você nos solicite, e seja tecnicamente possível, transferiremos para você suas informações pessoais. Porém, não o faremos caso a portabilidade envolva dados pessoais de terceiros que não você, sendo o pedido exclusivo do titular dos dados.

Exclusão

Você tem o direito de solicitar a exclusão de seus dados pessoais mantidos pela Servier, sempre que os seus dados não forem mais necessários ou se forem dados em excesso para os fins estabelecidos.

Petição

Você pode apresentar uma reclamação junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais ou órgãos de defesa do consumidor. Porém, solicitamos que nos contate de forma antecipada na tentativa de solucionar a sua demanda. Na sequência, você poderá acessar livremente os entes responsáveis.

      5. QUÃO SEGURO ESTÃO SEUS DADOS? 

Contamos com uma equipe especializada em Segurança da Informações, Compliance, bem como Privacidade e Proteção de Dados.  

A segurança de suas informações é importante para nós e, portanto, implementamos medidas de segurança, técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito. 

Nessa perspectiva, implementamos o Programa de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais que considera a Governança de Dados pessoais, oferecendo o conforto necessário aos titulares de dados, por meio da adoção de Políticas e Procedimentos aderentes às exigências do mercado, levando em consideração os riscos, a estrutura, a escala, o volume das operações e as particularidades dos dados pessoais tratados pela Servier.  

Dentre as medidas adotadas, contamos com Política de Segurança da Informação revisada periodicamente, bem como, Termo de Sigilo e Confidencialidade de Dados assinado por todos os colaboradores internos, segregação de acesso por perfil de usuário, sistemas e instalações de acordo com o risco representado por tais ativos de tecnologia, além de um filtro de conteúdo web e análise de tráfego (firewall), antivírus e auditorias regulares para garantir a validação dos controles internos de segurança adotados, visando um processo contínuo de melhoria no ambiente. 

E lembre-se: 

  • Você fornece dados pessoais por seu próprio risco: infelizmente, nenhuma transmissão de dados é 100% segura; 
  • Se você acredita que sua privacidade ou seus dados foram violados, entre em contato imediatamente no privacidadededados@servier.com. 

      6. ONDE ARMAZENAMOS SEUS DADOS? 

Os dados pessoais que coletamos e todas as nossas atividades de tratamento de dados são realizadas em nossos escritórios no Brasil, em servidores próprios, assim como em servidores externos, ou seja, terceiros que prestam serviços à Servier para fins de armazenamento de dados. 

      7. POR QUANTO TEMPO FICAMOS COM SEUS DADOS ARMAZENADOS? 

A retenção e conservação de seus dados pessoais, inclusive de seus registros, obedecerá a medida necessária para executar as finalidades acima elencadas, bem como para cumprir nossas obrigações, tais como: quando for necessário reter seus dados por questões relacionadas às fiscalizações e obrigações legais e/ou regulatórias, para resolver disputas judiciais e/ou executar nossos contratos, enquanto este estiver vigente e gerir nossa relação. 

8. COMPARTILHAMENTO DE DADOS E TERCEIROS QUE PROCESSAM SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS

Compartilharemos informações pessoais quando: (i) houver uma determinação legal, regulatória ou judicial e (ii) para responder solicitações de autoridades públicas. 

A Servier poderá ainda compartilhar seus dados com a Matriz, localizada na França. 

Por fim, a Servier utiliza prestadores de serviço que tratarão os dados pessoais por nós coletados para auxiliar no desenvolvimento das nossas atividades, sempre conforme nossas instruções documentais. 

Nossas parcerias são firmadas com empresas de grande reconhecimento, habilitadas por meio de um processo seletivo e que acreditamos serem os melhores no mercado, em suas respectivas atividades, tais como: 

  • Agências de Publicidade, que nos auxiliam a gerir a nossa relação com nossos médicos e clientes 
  • Empresas de Auditoria de Prescrições médicas no mundo 
  • Plataformas de gerenciamento de atendimento ao cliente. 

Garantimos que as suas informações pessoais somente serão compartilhadas mediante acordo contratual e sempre de acordo com esta Política de Privacidade. 

 

    9. COOKIES 

Utilizamos cookies, desde que você não opte por desabilitar os cookies nos ajustes de configuração de seu navegador. Os cookies serão emitidos, coletados e arquivados a partir da sua interação com o nosso site e nos auxiliam a aferir métricas de utilização do nosso Portal, bem como análise estatística da navegação, com o objetivo de melhorar a experiência de navegação dos usuários.  

Para saber mais, acesse a nossa Política de Cookies. 

      10. TORNANDO ESTA POLÍTICA ÚTIL PARA VOCÊ 

Parabéns por chegar até o final de nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Nós a projetamos com o desenvolvimento e auxílio do PDK Advogados, de modo a garantir a máxima transparência com você, buscando trazer uma linguagem clara e útil ao seu entendimento. 

Fique à vontade para entrar em contato conosco e esclarecer qualquer dúvida que possa persistir, através do seguinte e-mail: privacidadededados@servier.com. 

Não deixe de ler esta Política, pois publicaremos quaisquer alterações nesta página – é claro que mudanças significativas serão notificadas por e-mail.