Cristo Redentor ganha iluminação especial para campanha internacional de conscientização da Angina
A ‘angina pectoris’ (dor no peito) é um sintoma de que algo não está indo bem com seu coração, podendo significar um processo de isquemia cardíaca ou até um infarto agudo do miocárdio. Muita gente não reconhece tal situação e acaba não dando a devido importância para isso, e por essa razão, a ‘angina’ é tema de uma campanha internacional promovida em conjunto pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), com apoio educacional da Servier.
Esse esforço de conscientização envolveu o Brasil e mais de 62 países na Europa, na campanha “Não ignore o seu coração”. Na próxima sexta-feira, 10 de maio, após o encerramento do 36º congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ), o Cristo Redentor será iluminado de vermelho para chamar a atenção para o risco da angina, do infarto e de outros problemas cardiovasculares, responsáveis por mais de 380 mil mortes anuais no Brasil.
“A campanha “Não ignore o seu coração” é muito importante e é uma honra ter ao nosso lado membros da SOCERJ e da SBC neste ato simbólico no Cristo Redentor, que é o coração da nossa cidade. Queremos alertar a população de que a angina do peito é a principal manifestação da isquemia cardíaca e da doença coronária, mas que muitas vezes não é reconhecida como tal. É preciso que as pessoas saibam reconhecer os sintomas e procurem um médico o mais breve possível. O problema é que, por vezes, a angina do peito é confundida com dores no estômago ou gases, e assim o diagnóstico é retardado e o tratamento eficaz não é aplicado. Por vezes, o paciente só é diagnosticado quando sofre um evento agudo grave, como o infarto. Daí a importância dessa campanha, não podemos perder mais tempo em nome de uma melhor proteção dos pacientes”, afirma o Dr Abraham Epelman, Cardiologista e Diretor Médico da Servier do Brasil.