Press release

Diabetes: Brasil enfrenta epidemia da doença

By November 12, 2018 No Comments

Servier apoia campanha de prevenção em São Paulo

 

O Diabetes é uma epidemia global e, de acordo com o último levantamento do International Diabetes Federation (IDF), o Brasil aparece em 4º lugar no ranking dos países, com cerca de 12,5 milhões de indivíduos. O levantamento também mostra o custo elevado da doença para o país, que gastou US$ 24 milhões de dólares, no último ano. De olho nesses números expressivos, no dia 13 de novembro (3ª feira), a Servier apoiará a ADJ Diabetes Brasil (ADJ) em uma campanha de prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce do Diabetes tipo 2, em ação social no Espaço do Coreto, no Parque da Água Branca, localizado na Rua Francisco Matarazzo nº 455.

Em São Paulo, o aumento da incidência no público masculino tem gerado mais preocupação aos médicos. No comparativo entre as capitais do país, os paulistanos apresentam uma das maiores taxas de diagnóstico da doença em 2017. De acordo com dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o percentual de homens com diabetes na capital paulista aumentou 60%, nos últimos 11 anos – passando de 5% para 8% o índice populacional entre os anos de 2006 e 2017.

O tema da campanha deste ano é A Família e o Diabetes e, seguindo essa abordagem, a ação social tem o objetivo de ressaltar a importância das relações familiares no processo de aceitação do diabetes e na escolha de uma vida mais saudável. Para isso, o evento contará com equipe de colaboradores da ADJ com o intuito de promover o aumento da consciência e também alertar sobre os riscos de um mau controle da doença.

“O Diabetes é um importante problema de saúde pública, com elevados pacientes ainda não diagnosticados, taxas de controle reduzidas e frequentes complicações cardiovasculares, insuficiência renal, cegueira e doença circulatória dos membros inferiores, que trazem um elevado custo para o sistema público de saúde. Dentro da necessidade de contribuir para melhorar esse cenário, a Servier está apoiando, junto a ADJ Diabetes Brasil em diversas ações regionais com foco em orientações educacionais e nutricionais, além da realização de exames gratuitos de  controle glicêmico. Acreditamos no desenvolvimento dessas parcerias como instrumento social para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e também por se tratar de uma importante oportunidade de divulgação e orientação sobre o Diabetes”, explica Abraham Epelman, diretor médico da Servier Brasil.