Diabetes atinge 16 milhões de brasileiros. O Dia Mundial da Diabetes é celebrado em 14 de novembro, data que marca o aniversário de Frederick Banting, co-descobridor da insulina
Em apoio à conscientização e ao combate ao diabetes, o laboratório farmacêutico Servier do Brasil se uniu às associações Vozes do Advocacy, Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) e ADJ (Associação de Diabetes Juvenil) Diabetes Brasil para promover o movimento “Novembro Diabetes Azul”.
As entidades realizarão, ao longo do mês, ações com foco no diagnóstico precoce e na educação sobre o diabetes. No Brasil, existem hoje cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes, segundo o Atlas da Federação Internacional de Diabetes, o que coloca o país no quinto lugar do ranking mundial da doença. De acordo com o estudo, a cada ano, os custos para o tratamento e complicações da doença no país ultrapassam os US$ 42,9 bilhões, parte dos quais poderia ser reduzida com a conscientização e o diagnóstico precoce. Para enfrentar esses desafios, a campanha “Novembro Diabetes Azul” se desdobra em várias frentes e públicos, atingindo desde os mais jovens até os idosos, em diferentes regiões do país.
Entre os destaques da programação apoiada pela Servier estão os eventos promovidos pelo Vozes do Advocacy em 22 cidades brasileiras, que vão desde a oferta de testes gratuitos de glicemia e medição de pressão até caminhadas e palestras sobre saúde e políticas públicas. No dia 13 de novembro, o movimento participará ainda de uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, em homenagem ao Dia do Diabetes. Na ocasião, o prédio da Câmara será iluminado de azul em alusão à campanha. A ação visa estimular o engajamento do setor público e privado para a criação de políticas de apoio ao diagnóstico e ao tratamento da doença. A programação completa das ações da associação está disponível no site da entidade: <www.vozesdoadvocacy.com.br>.
Já nos dias 13 e 14 de novembro, em São Paulo, a estação de trem da Barra Funda será palco de uma ação da ADJ Diabetes Brasil em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, criador dos personagens da Turma da Mônica. Uma equipe de profissionais da saúde estará disponível para realizar testes de glicemia e conceder orientações nutricionais, de atividades físicas e autocuidado, tudo de forma lúdica. Mais informações estão disponíveis no Instagram da ADJ: <https://www.instagram.com/adjdiabetesbrasil/?hl=pt-br>.
Outro movimento de destaque é a 27ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, promovida pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD). Entre as ações do movimento destaca-se a que ocorrerá no dia 1º de dezembro na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo.
Das 8h às 16h serão oferecidos 5 mil testes gratuitos de glicemia, além de exames de hemoglobina glicada, perfil lipídico, aferição de pressão arterial e avaliações especializadas nos olhos, boca, pés e pernas. Haverá ainda orientação em fisioterapia, saúde cardíaca, atividade física e nutrição. Mais informações podem ser obtidas no telefone: (11) 5908-6777.
No dia 14/11, as redes sociais da Servier também contarão com dicas da gerente médica da Servier, Renata Lima, sobre prevenção e manejo da diabetes. “A Servier, com sua longa trajetória de investimentos em saúde e bem-estar, busca, através do apoio às ações do Novembro Diabetes Azul, destacar o compromisso em promover a prevenção, a adesão ao tratamento e a conscientização em saúde, ampliando o acesso a informações e serviços fundamentais para o controle do diabetes e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”, afirma Renata Lima.