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Aliança contra a hipertensão: sociedade médica ilumina cristo redentor para alertar população e convoca empresas a integrarem movimento nacional

By March 14, 2025 No Comments

A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) realizará, no dia 26 de fevereiro, um encontro para o lançamento oficial da agenda 2025 da campanha Aliança Onda: Menos Pressão, Mais Ação, iniciativa que busca ampliar o controle da hipertensão arterial no Brasil. O evento será realizado no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que será iluminado nas cores vermelha e azul, reforçando a necessidade de conscientização sobre a doença e seu impacto na saúde cardiovascular da população brasileira. A iniciativa marcará um chamado estratégico a grandes empresas para abraçarem a causa e se tornarem aliadas no enfrentamento dessa doença silenciosa, mas devastadora.

A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, responsáveis por 30% das mortes no Brasil. Estima-se que mais de 50 milhões de brasileiros entre 30 e 79 anos tenham pressão alta, mas cerca de 70% desses pacientes não conseguem mantê-la sob controle. A Aliança Onda tem como meta uma reversão nesse cenário: fazer com que 70% dos pacientes hipertensos brasileiros estejam com a pressão arterial controlada até 2030. Segundo a OMS, se o Brasil alcançar 50% de controle de pressão arterial, 365 mil mortes já seriam evitadas.

Para isso, o movimento busca envolver diferentes setores da sociedade para fortalecer políticas de prevenção, diagnóstico e adesão ao tratamento, inclusive com uso de ferramentas digitais e estímulo a bons hábitos de saúde. A convocação será feita em um jantar para os atuais apoiadores da iniciativa, parceiros potenciais, empresários e representantes de órgãos públicos e da iniciativa privada. O evento reunirá a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, instituições como a Câmara de Comércio França-Brasil, a Associação Comercial do Rio de Janeiro, a Iniciativa FIS (Fórum Inovação em Saúde) e a Business France, além dos atuais apoiadores da iniciativa: as empresas Agência Koko, Elfie, Medlevensohn, Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia (SP), Servier do Brasil e Skema Business School. Também confirmaram presença representantes das empresas Amazon (AWS), Med-Rio Checkup, Pluxee e Engie Brasil, que já sinalizaram interesse em participar do movimento.

“Precisamos de uma mobilização nacional para mudar esse cenário. Ao se juntar à Aliança Onda, as organizações não apenas contribuem para a qualidade de vida de milhares de brasileiros, mas também exercem um importante papel social, promovendo a saúde cardiovascular no país e ajudando a salvar vidas”, afirma o médico Luis Cuadrado Martin, presidente da SBH.

Para alcançar a meta de 70% de controle até 2030, um dos principais desafios do movimento Aliança Onda é estimular a adesão dos pacientes hipertensos ao tratamento, visto que menos da metade dos doentes crônicos o seguem corretamente. Nesse sentido, a iluminação do Cristo Redentor abre o calendário em preparação para o Dia Mundial da Adesão (World Adherence Day), marcado para 27 de março, movimento da World Heart Federation que visa alertar a população para essa problemática. Estudos indicam que uma boa adesão está associada a uma redução de 21% no risco de mortalidade a longo prazo, demonstrando seu potencial de salvar vidas.

Sobre a Aliança Onda: menos pressão, mais ação

 A Aliança Onda tem quatro pilares fundamentais: ampliar a informação e o conhecimento da sociedade sobre a hipertensão; mobilizar parceiros para promover a prevenção; incentivar o engajamento dos pacientes; e estimular a participação ativa dos profissionais de saúde no acompanhamento e tratamento.

Entre as estratégias propostas pela Aliança Onda para alcançar o objetivo de controle da pressão arterial dos brasileiros está o estímulo à mudança de estilo de vida, o que engloba uma alimentação saudável com baixo teor de sal e açúcar; a prática regular de atividade física (pelo menos 150 minutos por semana); o controle de peso (manutenção do IMC até 25kg/m2); e a cessação do tabagismo.

Para os pacientes crônicos, a iniciativa também incentiva a utilização de ferramentas digitais e aplicativos para aumentar o engajamento no tratamento, por meio de lembretes para o uso contínuo e correto de medicamentos prescritos e para o automonitoramento da pressão arterial, além de estratégias de gamificação.

As diretrizes nacionais e internacionais mais recentes ressaltam que o trabalho integrado entre profissionais e instituições de diferentes áreas é fundamental para obter avanços no controle da hipertensão arterial. Além do impacto social, a adesão à campanha pode estimular a melhora da qualidade de vida dos colaboradores, contribuindo para a redução do absenteísmo e do afastamento; aumento da produtividade; melhor percepção de bem-estar institucional; e redução dos gastos com planos de saúde.

Para mais informações sobre a Aliança Onda, acesse: www.aliancaonda.com.br