Farmacovigilância

O que é Farmacovigilância?

A Farmacovigilância, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a ciência responsável por detectar, avaliar, compreender e prevenir as reações adversas a medicamentos ou quaisquer outros problemas relacionados a fármacos. Na Servier, recebemos notificações espontâneas através de pacientes que observaram eventos adversos durante a utilização de nossos medicamentos, seus familiares ou profissionais de saúde que os acompanham.

O objetivo principal da Farmacovigilância é a detecção precoce de problemas de segurança dos medicamentos. Além disso, promove a seleção e o uso racional dos medicamentos pelos profissionais da saúde.

O sistema de Farmacovigilância da Servier monitora notificações espontâneas periodicamente além de dados de estudos clínicos, revisões de literatura científica e identifica qualquer fator que possa interferir na segurança do medicamento, esteja ele em fase de pesquisa clínica ou de comercialização.

O que é um Evento Adverso?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a definição de Evento Adverso é qualquer ocorrência médica indesejável em paciente no qual haja sido administrado medicamento, sem que necessariamente exista relação causal com o tratamento, podendo ser qualquer sinal desfavorável e não intencional, sintoma ou doença temporalmente associado ao uso do medicamento.

O que é um Evento Adverso Grave?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a definição de Evento Adverso Grave é qualquer ocorrência médica indesejável, em qualquer dose, que resulte em morte, risco de morte, situações que requeiram hospitalização ou prolongamento de hospitalização já existente, incapacidade significativa ou persistente, anomalia congênita e evento clinicamente significativo.

Quando você deve reportar um Evento Adverso?

Caso tenha apresentado ou tomado conhecimento de uma  suspeita de reação adversa a medicamento, inefetividade terapêutica, total ou parcial, interações medicamentosas, superdose de medicamentos, abuso de medicamentos, erros de medicação, uso off label do medicamento, exposição a medicamento durante gravidez/lactação, eventos adversos por desvio de qualidade, outras situações que possam vir a ser objeto da Farmacovigilância.

É importante que seu relato contenha:

  • O medicamento Servier envolvido (de preferência, também seu número de lote)
  • Um contato para obtenção de informações adicionais, se necessário
  • Relato completo do Evento Adverso com o maior número de informações possíveis para avaliação adequada

Nota sobre política de privacidade: O departamento de Farmacovigilância da Servier do Brasil processa os seus dados pessoais para que seja possível dar seguimento à sua solicitação e para documentar nossa resposta. Durante um relato de evento adverso, suas informações serão utilizadas com a finalidade cumprir os requisitos legais de Farmacovigilância. Clique aqui para acessar mais informações sobre a Política de Privacidade da Servier.

Para quaisquer questões sobre a política, ou quaisquer queixas ou pedidos (como o acesso, reclamações e pedidos de retificação), você pode enviar um e-mail para privacidadededados@servier.com.

evento adverso, informação médica, dúvidas, dúvidas médicas, dúvidas medicamento, evento indesejado, evento adverso grave, efeito colateral, reação adversa, reação indesejada, efeito indesejado, farmacovigilância