Queremos que nossas pesquisas contribuam para o avanço da medicina, sempre em busca de melhores tratamentos para os nossos pacientes. Priorizamos a transparência: respeitando os direitos dos pacientes e o sigilo de seus dados, divulgamos os resultados de nossas pesquisas, de modo a contribuir para a melhora da saúde pública através do desenvolvimento de novos medicamentos no mercado.

Saiba mais sobre os estudos clínicos que estão sendo conduzidos pela Servier do Brasil atualmente.

SPLFIO-174

Estudo de plataforma de fase 1b/2, aberto, multicêntrico de combinações selecionadas de imunoterapia em participantes adultos com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) avançado não tratado previamente com alta expressão de PD-L.

Indicação: Câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP).

  • Pacientes adultos ≥ 18 anos;
  • Câncer de pulmão de células não pequenas localmente avançado, não elegível para ressecção cirúrgica e/ou quimiorradioterapia definitiva, ou CPCNP metastático.
  • Nenhum tratamento sistêmico prévio para câncer de pulmão de células não pequenas localmente avançado ou metastático
  • Alta expressão de PD-L1 em células tumorais [Pontuação de Proporção Tumoral (TPS) ≥50%].

Além desses critérios, a equipe do estudo precisará avaliar algumas outras condições de saúde para confirmar se você realmente poderá participar.

Data de abertura: O estudo está em fase de start up (em preparação), com previsão de início de recrutamento para o segundo semestre de 2024.

CHONQUER

Ivosidenibe em participantes com condrossarcoma convencional localmente avançado ou metastático não tratado ou tratado anteriormente com 1 regime de tratamento sistêmico.

Indicação: Condrossarcoma convencional localmente avançado ou metastático com mutação IDH1 não tratado ou tratado anteriormente com 1 regime de tratamento sistêmico prévio

  • Participante do sexo masculino ou feminino com idade ≥18 anos;
  • Diagnóstico histopatológico consistente com condrossarcoma convencional localmente avançado ou metastático Graus 1, 2 ou 3 e não elegível para ressecção curativa;
  • Pelo menos uma lesão mensurável confirmada.
  • Não tratado ou tratado anteriormente com 1 regime de tratamento sistêmico prévio;
  • Participantes devem ter progressão/recorrência radiográfica da doença.
  • Doença documentada com mutação no gene IDH1;
  • Não ter recebido terapia anterior com um inibidor de IDH1;
  • Além desses critérios, a equipe do estudo precisará avaliar algumas outras condições de saúde para confirmar se você realmente poderá participar.
  • Data de abertura: O estudo está em fase de recrutamento, iniciado em 31-JUL-2024.
S095029

Estudo de Fase 1b/2, aberto, não randomizado investigando a segurança, tolerabilidade e atividade antitumoral de S095029 (anticorpo anti-NKG2A) como parte da terapia em combinação em participantes com câncer gástrico/da junção gastroesofágica MSI[1]H/dMMR localmente avançado e irressecável ou metastático.

Indicação: Câncer gástrico/da junção gastroesofágica (GEJ), Câncer gástrico/GEJ localmente avançado e irressecável ou Câncer gástrico/GEJ metastático.

  • Ter um diagnóstico confirmado de adenocarcinoma gástrico ou da junção gastroesofágica localmente avançado e não ressecável ou metastático.
  • O tumor dos participantes deve ter status MSI-H ou dMMR de acordo com as diretrizes institucionais e/ou com o College of American Pathologists, determinado em qualquer momento antes da inclusão no estudo.

Data de abertura: O estudo está em fase de start up (em preparação), com previsão de início de recrutamento para o primeiro trimestre de 2025.

S095031-210

Estudo de Fase 1b/2, de Safety Lead-in e Expansão de Dose, Aberto, Multicêntrico Investigando a Segurança, Tolerabilidade e Atividade Preliminar de Ivosidenibe em Combinação com Durvalumabe e Gencitabina/Cisplatina como Terapia de Primeira Linha em Participantes com Colangiocarcinoma Localmente Avançado, Irressecável ou Metastático com Mutação em IDH1.

Indicação: Colangiocarcinoma localmente avançado, irressecável ou metastático com mutação em IDH1.

  • Ter um diagnóstico histopatológico confirmado consistente com colangiocarcinoma localmente avançado, não ressecável ou metastático.
  • Ter colangiocarcinoma com mutação no gene IDH1 documentada com base em testes laboratoriais locais ou centrais (variantes de mutação R132C/L/G/H/S testadas).
  • Ter pelo menos uma lesão avaliável e mensurável conforme definido pelo RECIST v1.1.
  • Ter funções medular, hepática e renal adequadas.

Data de abertura: O estudo está em fase de start up (em preparação), com previsão de início de recrutamento para o primeiro trimestre de 2025.

Todos os estudos clínicos conduzidos pela Servier estão disponíveis no site internacional da empresa nos links Find Clinical Trials – Servier Clinical Trials ou Home – ClinicalTrials.gov . Caso exista interesse em participar de um estudo clínico é necessário contatar um médico ou instituição (centro de pesquisa/hospital) em que estejam sendo conduzidos os estudos.

Para participar, é importante que você converse com seu médico e esclareça todas as dúvidas sobre o assunto, pois ele é o profissional mais capacitado para dizer quais são as melhores opções de tratamento para a sua condição.

1) O que é pesquisa clínica?

A pesquisa clínica é definida por estudos que avaliam um novo tratamento em seres humanos: os estudos clínicos, que são conduzidos para testar um medicamento ou algum dispositivo médico. Esses estudos têm a finalidade de fornecer dados que comprovem se um determinado tratamento é seguro e eficaz.

2) Por que os Estudos Clínicos são importantes?

Um estudo tem como objetivo principal, melhorar nosso conhecimento sobre a segurança e a eficácia dos medicamentos.
Antes de um medicamento ser comercializado, precisamos realizar vários ensaios clínicos; através das pesquisas podemos avaliar os benefícios e os riscos dos medicamentos. Todos os resultados são encaminhados às Agências Regulatórias de Saúde, as quais decidem se os medicamentos testados são eficazes e seguros para os pacientes.

3) Como os Estudos Clínicos são conduzidos?

Geralmente, um médico lidera uma equipe de pesquisa clínica. A equipe pode incluir outros médicos, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde. Um Estudo Clínico pode ser realizado em vários lugares (hospitais, universidades, consultórios, etc). O local depende de quem está conduzindo o Estudo.

4) Quem pode participar de um estudo clínico?

Adultos e crianças podem participar do estudo, dependendo da indicação a ser estudada, a fase do estudo, bem como do produto em teste. Cada estudo define quem é elegível para participar da pesquisa. O protocolo determina fatores que possam incluir ou excluir potenciais participantes. O estudo só pode incluir participantes que tenham todas as características descritas no protocolo do estudo em questão.

5) Como os participantes estão protegidos?

Os participantes são livres para saírem do estudo a qualquer momento e por qualquer razão, mesmo que o estudo ainda não tenha sido finalizado. O participante deve receber um documento chamado de “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido” (TCLE), onde será fornecida toda a informação sobre o estudo, incluindo riscos e benefícios ao participante. O participante (ou seu responsável), após leitura e compreensão do TCLE, deverá assiná-lo e guardar uma via desse documento. Assinar o TCLE e consentir sua participação em um estudo, não é um contrato.

Cada estudo deve obter aprovação antes de começar. Essa aprovação é concedida pelas autoridades reguladoras do sistema de saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), além dos Comitês de Ética em Pesquisa de cada instituição onde o estudo será realizado (CEPs).

O Comitê de Ética em Pesquisa é formado por médicos, pesquisadores e membros da comunidade. O CEP e a CONEP são órgãos criados para defender os interesses dos participantes dos estudos e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa de forma ética.

6) Em qual grupo entrarei?

De acordo com as explicações fornecidas no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), você será alocado conforme o protocolo do estudo, o qual avaliará por quanto tempo as duas estratégias diferentes de tratamento serão eficazes e a sua segurança.
A participação é voluntária e você será acompanhado por um especialista na área que solicitará exames rotineiramente.

7) Como me voluntariar para um estudo clínico?

Todos os estudos clínicos conduzidos pela Servier estão disponíveis no site internacional da empresa nos links Find Clinical Trials – Servier Clinical Trials ou Home – ClinicalTrials.gov. Caso exista interesse em participar de um estudo clínico é necessário contatar um médico ou instituição (centro de pesquisa/hospital) em que estejam sendo conduzidos os estudos. Para participar, é importante que você converse com seu médico e esclareça todas as dúvidas sobre o assunto, pois ele é o profissional mais capacitado para dizer quais são as melhores opções de tratamento para a sua condição.

8) Como os profissionais de saúde podem participar de um estudo clínico?

Todos os estudos clínicos conduzidos pela Servier estão disponíveis no site internacional da empresa link nos links Find Clinical Trials – Servier Clinical Trials ou Home – ClinicalTrials.gov. Caso exista interesse em participar de um estudo clínico fases I, II ou III é necessário ter vínculo com algum centro de pesquisa clínica. No Brasil, existem centros de pesquisa em diversas regiões do país, um primeiro contato com um centro de pesquisa mais próximo de sua região poderá esclarecer as dúvidas iniciais.

9) Quais são os benefícios de participar em um estudo clínico?

No caso de estudos com pessoas saudáveis, não há benefício para sua saúde por participarem do estudo.
Já no caso de estudos com pacientes, ainda não sabemos se este estudo irá ajudá-los ou em que medida poderá ajudá-los. Estamos testando o medicamento para analisar os seus efeitos nas pessoas que possuem a condição que está sendo estudada. Durante o estudo, os participantes podem melhorar, mas sua condição também pode permanecer estável ou até mesmo piorar.
Para todos os estudos, esperamos que as informações coletadas possam ajudar outras pessoas com a mesma doença no futuro.

10) Quem paga pelo estudo? No Brasil, os participantes ganham alguma remuneração?

Cobrimos todas as despesas geradas pelo estudo (tratamentos do estudo, visitas, investigações). Os participantes do estudo e seu acompanhante, quando pertinente, não terão despesa alguma relacionada à participação no estudo, incluindo refeições e transporte.

11) O que acontece se surgir algum problema durante o estudo clínico?

Antes de chegar aos estudos clínicos, o medicamento é testado em diferentes doses nos laboratórios, para identificar sua segurança e efeitos colaterais. Se você estiver participando de uma pesquisa clínica, você pode ou não se beneficiar do medicamento dependendo da fase de desenvolvimento do produto. Efeitos colaterais também podem ocorrer.
Durante o estudo, médicos e enfermeiros vão monitorar sua saúde cuidadosamente. Eles vão anotar e registrar quaisquer problemas ou efeitos colaterais que você tenha e tomarão os cuidados médicos apropriados. Eles farão todos os esforços para mantê-lo seguro.
O patrocinador, neste caso a SERVIER, possui uma apólice de seguro. A apólice cobre quaisquer riscos relacionados ao estudo.

12) Posso solicitar os resultados do estudo?

Sim. Você pode solicitar ao médico do seu estudo um resumo dos resultados em uma linguagem mais compreensível, menos técnica. Os resultados estarão disponíveis:

  • Após o final do estudo;
  • E quando os resultados tiverem sido analisados.

O que é Pesquisa Clínica?

Quais são as fases da Pesquisa Clínica?

Aviso informativo para pacientes/participantes de estudos clínicos: Como controlador de dados, a SERVIER processa seus dados pessoais com base no interesse legítimo da SERVIER como patrocinador do estudo clínico e para cumprir com as suas obrigações legais e regulatórias.
Para acessar o documento completo, clique aqui.