
Plataforma desenvolvida no Brasil centraliza documentos internos, responde dúvidas de colaboradores e aumenta a produtividade
(Rio de Janeiro, novembro de 2025) – A Servier, farmacêutica de origem francesa presente há 50 anos no Brasil, acaba de lançar um chatbot corporativo que responde dúvidas sobre políticas, benefícios, sistemas operacionais, entre outros assuntos internos da companhia. Lançado no último mês de setembro, estima-se que a “Serena” – nome escolhido pelos colaboradores após um concurso interno – realize no primeiro ano cerca de 12 mil atendimentos, reduzindo cerca de 3 mil horas de trabalho das áreas administrativas.
Ao contrário das ferramentas de Inteligência Artificial disponíveis no mercado, a solução tem como repositório o banco de dados da empresa, com cerca de 500 documentos internos. A ferramenta começou a ser desenhada há cerca de três anos, quando a Servier buscava no mercado uma solução capaz de organizar todas as documentações internas de forma inteligente e segura, tornando os processos mais ágeis e elevando a produtividade dos colaboradores.
Após uma busca por fornecedores no mercado, a empresa concluiu que, principalmente por conta da confidencialidade dos dados, a melhor solução seria desenvolver internamente uma ferramenta. O chatbot criado responde desde perguntas básicas como limite de reembolso do plano de saúde, políticas de deslocamento e calendário de pagamento, 24 horas por dia, sem que seja necessário acionar profissionais de áreas como Recursos Humanos ou TI, por exemplo.
O processo completo da criação da Serena levou um ano e meio, com participação de profissionais de TI da matriz, na França. O sucesso no Brasil fez o projeto ser adotado também pelas filiais da empresa na Espanha e Itália. Hoje, a ferramenta alcança em torno de 85 a 90% de efetividade, medida por avaliações de like e dislike realizadas pelos próprios usuários após cada consulta. As respostas mal avaliadas são revisadas pelos responsáveis de cada área, em um ciclo de melhoria contínua.



