• Servier adquire KER-0193, tratamento potencial para a síndrome do X frágil, desenvolvido pela Kaerus Bioscience, empresa cofundada pela Medicxi
  • O KER-0193, uma nova molécula pequena e biodisponível por via oral, recebeu a designação de Medicamento Órfão e a designação de Medicamento Pediátrico Raro pela FDA dos EUA
  • A aquisição fortalece o pipeline de neurologia da Servier em linha com sua estratégia para 2030

Suresnes (França), 8 de setembro de 2025 – A Servier, um grupo farmacêutico internacional independente governado por uma fundação, anunciou, em 8 de setembro, que firmou um acordo definitivo com a Kaerus Bioscience para a aquisição do KER-0193, um tratamento potencial para a síndrome do X frágil (FXS), a causa genética mais comum do transtorno do espectro autista (TEA). Esta aquisição demonstra o compromisso da Servier em construir uma franquia de neurologia, expandindo seu pipeline com ativos direcionados a indicações raras para pacientes com altas necessidades não atendidas.

O KER-0193 foi descoberto e desenvolvido pela Kaerus Bioscience, uma empresa de biotecnologia com sede no Reino Unido cofundada pela Medicxi em 2016. A Kaerus Bioscience concluiu com sucesso um estudo clínico de Fase 1 do KER-0193 em voluntários saudáveis em março de 2025, que confirmou que o tratamento é seguro e bem tolerado com excelente farmacocinética. Além disso, o KER-0193 recebeu a designação de Medicamento Órfão e as designações de Medicamento Pediátrico Raro para o tratamento de FXS pela Food and Drugs Administration (FDA) dos EUA.

De acordo com os termos do acordo, a Kaerus Bioscience receberá um pagamento adiantado pela venda do KER-0193 e também será elegível para pagamentos de desenvolvimento e ganhos comerciais. O valor total do negócio pode chegar a US$ 450 milhões.

Claude Bertrand, vice-presidente executivo de P&D da Servier, disse: “O KER-0193 é a primeira aquisição de ativos da Servier em neurologia e, portanto, representa um marco significativo em nossa estratégia para 2030, reforçando nosso compromisso de longo prazo em estabelecer uma franquia líder em neurologia focada em doenças raras. Isso reflete nossa determinação em construir um pipeline diferenciado de terapias inovadoras para pacientes com necessidades ainda não atendidas. Estamos particularmente entusiasmados com o avanço do KER-0193, pois acreditamos que ele é uma promessa significativa para pacientes que vivem com a síndrome do X frágil, uma condição para a qual não existem opções de tratamento aprovadas hoje.

O Dr. Robert Ring, CEO da Kaerus Bioscience, disse: “Acreditamos fortemente no potencial terapêutico do KER-0193 na síndrome do X frágil. O firme compromisso da Servier com a neurologia e as capacidades globais a tornam a parceira ideal para desenvolver ainda mais o KER-0193 para pacientes em todo o mundo.”

Michèle Ollier, Venture Partner e cofundadora da Medicxi, disse: A Kaerus Bioscience foi criada pela Medicxi para promover uma visão clara do produto para desenvolver uma potencial terapia pioneira na doença para a síndrome do X frágil. Estamos extremamente orgulhosos do progresso científico de ponta alcançado pela equipe da Kaerus sob a liderança do Dr. Ring e entusiasmados com o fato de que este acordo com a Servier acelerará o desenvolvimento do KER-0193, aproximando-nos de garantir que esta nova terapêutica inovadora possa alcançar os pacientes mais necessitados.”

O KER-0193 é um modulador de pequenas moléculas oralmente biodisponível dos canais BK que aborda especificamente a função anormal dos canais BK ligados à causa genética da síndrome do X Frágil (FXS). Em estudos pré-clínicos, o KER-0193 já demonstrou amplos efeitos terapêuticos na melhora dos déficits comportamentais, sensoriais e cognitivos relevantes para a síndrome. Como parte da estratégia de desenvolvimento, a Servier preparará o lançamento de um ensaio clínico de Fase 2 em 2026 em pacientes com SXF na América e na Europa.

A síndrome do X Frágil (FXS) é uma síndrome genética rara do neurodesenvolvimento caracterizada por uma ampla gama de desafios cognitivos e comportamentais. É a causa genética mais comum de deficiência intelectual e a principal forma de transtorno do espectro do autismo (TEA), afetando aproximadamente 1 em 7.000 homens e 1 em 11.000 mulheres em todo o mundo. Atualmente, não há tratamentos aprovados para FXS, que representa aproximadamente 1% dos casos de TEA e deficiência intelectual em todo o mundo.

Contatos de mídia da Servier:

Olympe Muller

Contatos de mídia da Kaerus Bioscience:

Comunicações estratégicas ideais

Hana Malik, Stephen Adams

Tel: +44 (0) 20 3882 2119

Sobre a Servier

A Servier é uma empresa farmacêutica internacional independente governada por uma fundação sem fins lucrativos, comprometida em causar um impacto social significativo para os pacientes e contribuir para um mundo sustentável. Seu modelo de governança exclusivo garante sua independência, ao mesmo tempo em que apoia a inovação de longo prazo, com 100% de seus lucros reinvestidos no desenvolvimento do Grupo.

Como líder mundial em hipertensão e doenças venosas e um importante player em cardiometabolismo, a Servier impulsiona a inovação transformadora para apoiar pacientes com condições crônicas e melhorar seu dia a dia por meio de uma abordagem holística, que inclui tornar a adesão e o controle do paciente uma prioridade em todo o mundo. Sua ambição é se tornar um player líder em cânceres raros, razão pela qual o Grupo investe fortemente em oncologia, alocando cerca de 70% de seu orçamento de P&D para esse campo. Ao alavancar a medicina de precisão, a Servier desenvolve terapias mais direcionadas e eficazes.

Reforçada por seu sucesso em oncologia, a Servier se expandiu para a neurologia, um dos principais impulsionadores do crescimento futuro. O Grupo está focado em um número seleto de doenças neurológicas, onde o perfil preciso do paciente permite respostas terapêuticas direcionadas por meio da medicina de precisão.

Para abrir um acesso mais amplo a cuidados acessíveis e de alta qualidade, a Servier também oferece uma ampla gama de medicamentos genéricos, com base em marcas bem estabelecidas na França, Europa Oriental e Brasil. Em todas as suas atividades, e em todas as fases do ciclo de vida do medicamento, o Grupo integra a voz do paciente.

Com sede na França, a Servier opera em cerca de 140 países. Em 2023-2024, o Grupo, que emprega mais de 22.000 pessoas em todo o mundo, alcançou receitas de € 5,9 bilhões.